História
Em 19 de outubro de 2001, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), em parceria com o Movimento Rio de Combate ao Crime (MOV RIO), trouxe para o Estado a experiência do Disque-Denúncia do Rio de Janeiro.
Em março de 2003, a ONG Espírito Santo Unido Contra o Crime (ESUCC) e a SESP celebraram o Convenio, estabelecendo uma parceria para o custeio das operações do Disque-Denúncia (181), incluindo pessoal, manutenção das instalações, equipamentos e materiais de consumo.
Sempre com a garantia de manter o anonimato da pessoa que denuncia, no ano de 2005 a Central Disque-Denúncia colocou a disposição do cidadão o serviço de atendimento telefônico através do número 181, que é uma ligação gratuita de qualquer município do Estado.
A parceria com a ONG se estabeleceu por uma década, quando em 2011 a SESP assumiu todas as custas do projeto. Atualmente, o Call Center da Central Disque-denúncia (181), centralizado na capital, opera 24 horas, todos os dias, com profissionais de telemarketing, devidamente treinados e capacitados, para atender os cidadãos colaboradores que utilizam o serviço em todo Estado do Espírito Santo.
Como funciona
Com a garantia do anonimato, o cidadão quando entra em contato com o Disque-Denúncia (181), é atendido por pessoas devidamente treinadas e capacitadas. Ao passar todas as informações sobre a denúncia ele recebe uma senha que o permite complementar a denúncia com novos dados.
Para que ocorra o registro da denúncia, faz-se necessário que o cidadão saiba, no mínimo:
1°) Qual crime deseja denunciar;
2°) Em que local ocorre(u) ou ocorrerá;
3°) Quando ocorre(u) ou ocorrerá;
4°) Qual autor(es) / vítima(s);
5°) Endereço para localização dos envolvidos.
Para tornar mais completa a denúncia, o atendente fará algumas outras perguntas pertinentes ao crime denunciado;
Ao final, o cidadão colaborador pode acrescentar outras informações que julgar necessárias.
Aguardar o recebimento da senha que lhe permitirá contatos futuros para prestar novas informações e/ou acompanhar a apuração de sua denúncia.
As denúncias recebidas através do 181 são entregues a agentes das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, que avaliam as informações recebidas e as enviam para os órgãos competentes. O retorno com as informações sobre os resultados das denúncias é fundamental para alimentar o trabalho de inteligência e para atender aos denunciantes que ligam para acompanhar os resultados das informações que prestaram.
A Central Disque-denúncia (181) funciona todos os dias da semana, 24h por dia, sendo garantido o anonimato do cidadão colaborador.
É importante que o cidadão diferencie os registros feitos no DISQUE-DENÚNCIA (181) dos feitos no CIODES-190. Confira abaixo a atividade básica desenvolvida nas duas Centrais:
CIODES 190
Viabiliza o atendimento de situações de emergências;
o despacho de uma viatura é feito durante o atendimento ao cidadão.
DISQUE-DENÚNCIA 181
Viabiliza o trabalho de Investigação Policial;
Canal de comunicação entre a sociedade capixaba e as forças de segurança e de defesa social, que repassa informações coletadas às Unidades Operacionais que, na maioria das vezes, não empregam viatura imediatamente.
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