Dúvidas Frequentes

  • A denúncia equivale a um boletim de ocorrência? 

Não. A denúncia anônima viabiliza o trabalho de Investigação Policial, não servindo como prova para apuração do crime e nem como notificação dele, sendo que a identificação do colaborador não é permitida. O boletim de ocorrência (B.O) é o registro da notícia do crime, sendo a única forma que o Estado possui para notificar os crimes ocorridos em seu território, sendo obrigatória a identificação do colaborador. 

  • O site é um aplicativo?

Não. O site é WEB que, em breve, transformará em um portal com ferramentas para uso e gestão de denúncia anônima. Ele foi criado com uma tecnologia de site responsivo para que nosso colaborador tenha mais conforto ao acessá-lo, uma vez que os elementos de cada página se reorganizam com base no tamanho da tela do dispositivo (celular, tablete, etc.).

  • É preciso criar uma conta/cadastrar no site?

Não é preciso se cadastrar para realizar uma denúncia anônima. Nenhuma forma de identificação é permitida e há um sistema de criptografia garantindo a segurança da informação e do anonimato.

  • Como fazer complemento da denúncia? 

Para complementar sua denúncia anônima pelo site, deverá informar o número do protocolo (gerado no final do registro pelo site) ou da senha (gerada no final do atendimento telefônico 181) no campo “Como” da aba “Sobre o crime” e descrever seu complemento.

Também poderá ligar para o 181, caso esteja no Estado do Espírito Santo, e realizar seu complemento informando o protocolo ou a senha do registro à complementar.

  • Como acompanhar a denúncia anônima?

Para acompanhar sua denúncia anônima deverá ligar para o 181, caso esteja no Estado do Espírito Santo, e informar o número do protocolo (gerado no final do registro pelo site) ou da senha (gerada no final do atendimento telefônico 181). 

Como existe um perído de no mínimo 30 dias para que as unidades policiais respondam as denúncias encaminhadas, é desejável que o colaborador comece o acompanhamento de sua denúncia após 30 dias do registro.