14/07/2022 14h21

Três toneladas de fios, armas e munição são apreendidas em operação policial na Grande Vitória

Somente em Vila Velha, foram recuperados 400 kg de fiação telefónica furtada. Três pessoas foram presas.

Quase três toneladas de fios, munição e armas foram apreendidas nesta quarta-feira (13), na Grande Vitória, durante uma operação realizada pelas polícias Militar e Civil.

Três pessoas foram presas, entre elas um homem que estava com cerca de 400 kg de fios de telefonia no bairro Cobilândia, em Vila Velha. As outras duas pessoas foram presas em flagrante em dois ferros-velhos no município. Um dos estabelecimentos estava funcionando mesmo depois de ter sido interditado pela prefeitura.

"Conseguimos, durante a operação, encontrar uma quantidade de material de cobre em dois ferros velhos, e conseguimos êxito em qualificar receptação para essas pessoas que estavam no local. Conseguimos também prender 400 kg de fios de cobre por meio de denúncias que recebemos que pessoas estavam cortando os fios de poste para levar para Cobilândia", informou a major Samiramis, da PM.

A operação foi realizada por toda a Grande Vitória. A polícia aponta 13 pessoas como suspeitas de receptação de produtos furtados ou roubados.

De acordo com o delegado responsável pela Delegacia Regional de Vila Velha, Marcelo Nolasco, parte dos crimes é cometido por pessoas que trabalham ou já trabalharam em empresas de telefonia.

"Existem dois tipos de furtos. Há o furto praticado pela pessoa em situação de rua, mas temos muitos furtos praticados por trabalhadores ou ex-trabalhadores do sistema de telefonia. São profissionais com capacidade técnica para realizar esses furtos. Como é o caso da prisão realizada hoje, em Vila Velha", afirmou o delegado titular da Delegacia Regional de Vila Velha, Marcelo Nolasco.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, os ferros-velhos são os principais pontos de receptação da mercadoria furtada.

O produto vai para os chamados "sucatões", que são amplos espaços destinados apenas ao armazenamento da carga roubada. Todo o material é vendido para um grande receptador, que agora é o principal alvo da investigação.

Veja a matéria na mídia capixaba

DISQUE-DENÚNCIA 181: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ RESPONSÁVEL E SEGURA NO ENFRENTAMENTO DA CRIMINALIDADE EM TERRITÓRIO CAPIXABA!