
No dia 17 de outubro, policiais militares de Brejetuba receberam informações através do Disque-Denúncia 181 sobre a movimentação de Robson dos Anjos Ramos, foragido da Justiça, apontado como chefe do tráfico de entorpecentes nos bairros Nova Almeida, na Serra, e também em Brejetuba, ambos locais de atuação da facção criminosa TCP.
Segundo as informações, Robson estaria se deslocando para Brejetuba transportando uma carga de entorpecentes. Diante disso, as equipes iniciaram patrulhamento nos locais dominados pela facção, posicionando-se em pontos estratégicos.
Por volta das 15h30, os militares visualizaram um veículo Toyota/Corolla prata estacionado em frente à residência de Dionatan Leonor Pereira, vulgo Jho Jho. Em determinado momento, três menores foram vistos saindo do imóvel: D. J. P. Alves (Pokémon), J. C. P. R. e D. A. S., levando duas sacolas e uma enxada.
Os policiais acompanharam a movimentação e registraram em vídeo o momento em que os indivíduos adentraram uma lavoura de café e seguiram até uma área de eucalipto, onde enterraram o material e o cobriram com folhagem.
Em seguida, os menores retornaram à casa de Dionatan. Nesse momento, um dos militares reconheceu Robson dos Anjos Ramos, que saiu da residência, entrou no Corolla prata junto dos menores e partiu em direção à BR-262. Diante da situação, as guarnições da região foram acionadas para realizar o cerco.
A operação contou com o apoio de outras viaturas e da Força Tática de Venda Nova do Imigrante, que lograram êxito em abordar o veículo na BR-262.
Simultaneamente, a equipe de Brejetuba retornou ao ponto onde os suspeitos haviam enterrado o material. No local foram encontrados 10 pedaços de pasta base de cocaína, um pacote contendo aproximadamente mil microtubos e um pote médio com cafeína. Teste preliminar Scott confirmou indícios de cocaína na substância apreendida.
Segundo estimativas, o material resultaria em cerca de 2.000 pinos de cocaína prontos para venda após o processo de “dobra”.
Na sequência, os militares deslocaram-se até a residência de Dionatan e realizaram abordagem. Nada de ilícito foi encontrado no interior do imóvel, porém, Dionatan e sua mãe, confessaram que Robson havia estado na casa com os menores e que trouxera o material da Serra, deixando-o escondido na mata.
No vídeo gravado pelos policiais, Dionatan aparece sem camisa, atuando como vigia durante o momento em que os menores enterravam a droga, fato confirmado por ele próprio.
Durante as diligências, Dionatan relatou ainda que existiriam mais entorpecentes enterrados na mesma área e que J. C. enterrou o material a mando do pai, Robson. Segundo o depoimento, os suspeitos retornaram à Serra e enviariam outros menores para dar continuidade ao tráfico, estratégia já utilizada anteriormente.
O veículo Corolla prata foi removido ao pátio, e ficou à disposição da autoridade policial.
Dionatan, que possui diversas passagens por tráfico em Brejetuba, foi detido e encaminhado à Delegacia Regional de Venda Nova do Imigrante, sem uso de algemas ou maus-tratos. Durante o deslocamento, ele relatou estar ameaçado de morte por Robson e J.C., devido a dívidas de entorpecentes.
As investigações revelaram ainda que o pacote com os microtubos havia sido comprado pela internet e entregue em Nova Almeida, Serra/ES, mesmo endereço de Robson, reforçando o vínculo entre os envolvidos.
A distância entre Brejetuba e a Serra é de aproximadamente 200 km, o que evidencia a atuação estruturada do grupo em diferentes municípios.
DISQUE-DENÚNCIA 181: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ RESPONSÁVEL E SEGURA NO ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE EM SOLO CAPIXABA!