No período de 5 a 9 de maio, policiais militares da Terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (3ª Cia do BPMA) e agentes de fiscalização ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) executaram diversas ações durante o desdobramento da Operação EUTERPE III, nas Unidades de Conservação (Floresta Nacional do Rio Preto, Reserva Biológica do Córrego do Veado e Reserva Biológica do Córrego Grande).
Estas unidades ficam localizadas nos municípios de Conceição da Barra, Pedro Canário e Pinheiros. A operação visou coibir/reprimir os crimes ambientais contra a fauna e flora silvestres, na região de fronteira entre os Estados da Bahia e Espírito Santo. No dia 7, foram realizadas incursões no entorno e vias de acesso à Unidade de Conservação da Floresta Nacional do Rio Preto, ocasião em que foram executadas diversas blitzen, em locais estratégicos, com abordagens a pessoas e veículos, sendo realizadas ações de cunho educativo junto às comunidades locais sobre a importância da preservação do meio ambiente.
O capitão Fabrício Pereira Rocha, comandante da 3ª Cia do BPMA, ressalta que as operações conjuntas com os demais órgãos ambientais tem sido e continuarão a ser intensificadas buscando a prevenção e, quando necessária, a repressão de crimes ambientais relacionados à fauna e flora silvestres, para que todos possam gozar de um meio ambiente equilibrado e saudável, para as presentes e futuras gerações.
“A Polícia Militar Ambiental conta com o apoio da população para denunciar os crimes ambientais, o que pode ser através do Serviço Disque-Denúncia 181 ou pelo site disquedenuncia181.es.gov.br, destaca o oficial.