22/12/2023 14h45

Polícia flagra fábrica de armas clandestina na Grande Vitória

Uma fábrica clandestina de armas de fogo caseira que estava funcionando na zona rural de Cariacica, foi desarticulada pela Polícia Civil, durante a Operação Legado Armeria. Nesta quarta-feira (20), foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. Duas pessoas foram presas. 

A operação teve como objetivo cumprir mandados com base em investigação que apura a fabricação ilícita de armas de fogo caseiras, uma rede de distribuição de armas caseiras na Grande Vitória e a lavagem de dinheiro oriundo da comercialização dessas armas.

Durante a investigação, a polícia descobriu que as armas eram “construídas do zero”. Investigados informaram que, parte do conhecimento necessário para a fabricação foi obtido por meio de vídeos da internet. 

Um levantamento preliminar, realizado pelo órgão, destacou que, inicialmente, o grupo movimentou mais de meio milhão de reais durante as ações. 

Segundo o órgão, antes da operação, foram necessários sete meses de estudos, realizados pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), até que o local fosse identificado, por meio de um drone. 

"A ação começou com informações que chegaram até a Desarme. A partir disso, visamos localizar a fábrica. Com muita dificuldade, apenas com a utilização de tecnologia", explicou o titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), Daniel Belchior. 

Ao chegar até o local, as equipes encontraram indivíduos trabalhando até mesmo com a presença de equipamentos de proteção individual (EPIs). “Foram localizados equipamentos, muita matéria-prima, instrumentos para a adequação da matéria, armas e munições”. 

O delegado também acrescenta que um dos integrantes do grupo confessou que fabricava armas de fogo, mas negou a comercialização. “Já o outro informou que possuía conhecimento das ações do local, mas não participava”. 

“Armas eram construídas do zero”, diz delegado 

Belchior também descreveu que as armas eram construídas “do zero”, por meio da utilização de moldes necessários para a fabricação. “Eles compravam a matéria-prima e realizavam as medições”. 

Além disso, o delegado explicou que um dos investigados informou que parte do conhecimento necessário para a fabricação foi obtido por meio de vídeos da internet.

"Os indivíduos também possuem formação da área de construção. Com isso, eles possuem conhecimentos da área de usinagem e esse tipo de atividade que exige conhecimento para fabricar armas", disse. 

A investigação apontou que o material seria fornecido para o crime organizado de toda a região da Grande Vitória. Entre as cidades listadas estão: Serra, Cariacica, Guarapari e Vitória. 

O delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda, disse que a operação é considerada muito importante para a sociedade. 

"É uma determinação da delegacia, trabalhar muito na retirada de armas do mercado, para podermos impactar na diminuição dos crimes de homicídio, roubos e latrocínio", destaca. 

Confira a relação de todos os materiais apreendidos: 

01 pistola calibre .380
01 rifle calibre .28
01 rifle calibre. 22
01 carabina calibre .22
01 garrucha
03 carregadores de pistola
02 lunetas
41 munições calibre .380
31 munições calibre .38
13 munições calibre .12
22 munições calibre .28
26 munições calibre .36
10 munições calibre .32
04 munições calibre .45
03 munições calibre .40
86 munições calibre .22
01 munição calibre .765
01 Molde de coronha de madeira
01 coronha de plástico
01 municiador de carregador de arma de fogo
01 Molde de plástico da estrutura de uma submetralhadora caseira
01 molde em metal de submetralhadora utilizado como base para solda
05 molas típica de utilização em armas de fogo caseiras
05 barras metal retangulares de diferentes
tamanhos usados em estrutura e carregadores de armas caseiras
16 canos de metal de diferentes tamanhos usados como cano de armas caseiras
10 partes menores de barras cortadas das barras retangulares
03 máquinas de solda
01 caixa com dezenas de eletrodos para solda.
02 protetores faciais para soldas
04 esmerilhadeiras portáteis
01 esmeril de bancada
05 ponteiras de esmeril
01 serra circular de bancada
04 serras circulares portáteis
03 furadeiras portáteis
01 furadeira de bancada
01 plaina elétrica
02 serras tico tico
08 latas de spray
01 espada produzida de forma artesanal em aço
02 torno de morsa
08 sprays de tinta
01 lata de primer
02 protetores faciais para solda
03 óculos de proteção
Dezenas de discos de corte e desbaste para metal
Dezenas de brocas de de perfuração
Outros Materiais e instrumentos diversos.

FONTE: FOLHA VITÓRIA

DISQUE-DENÚNCIA 181: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ RESPONSÁVEL E SEGURA NO ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE EM SOLO CAPIXABA!