29/06/2020 10h15

POLICIA AMBIENTAL REALIZA "OPERAÇÃO ASAS LIVRES"

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizou entre as 15h do dia 24 e às 18h do 25 de junho a "Operação Asas Livres" onde apreendeu 05 armas, 80 munições, 450 animais mantidos em cativeiro sem a devida licença ou autorização do órgão ambiental competente, 300kg de carne bovina sem documentação sanitária e nota fiscal, 15 armadilhas, 02 pessoas detidas, gerando um total de 77 boletins de ocorrência, dentre eles 68 termos circunstanciados ambientais foram lavrados. É importante ressaltar que entre os 450 animais apreendidos haviam aves ameaçadas de extinção como arara e papagaios.

A "Operação Asas Livres" teve como objetivo a fiscalização e o combate ao tráfico, manutenção em cativeiro, caça e captura de animais silvestres, e contou com o apoio de outras unidades da PMES, PRF, IEMA, IBAMA e PMMG.


Durante a operação foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Domingos Martins, onde foi constatado 04 das 05 armas citadas anteriormente, resultando na detenção de duas pessoas, que foram conduzidas para a delegacia local.

Os resultados das apreensões e prisões ocorridas durante a operação realizada em todo estado refletem o compromisso do Batalhão de Polícia Militar Ambiental com a população e o Meio ambiente.


Como forma de simbolizar a importância da manutenção das espécies em seu habitat natural, foi realizada a soltura de mais de 200 pássaros que foram apreendidos em ocorrências anteriores, tratados e preparados para o retorno à natureza, onde podem desempenhar e contribuírem para o equilíbrio do meio ambiente, livres.

Durante a semana, fora do período da operação, houveram também várias apreensões de animais em cativeiro, com destaque para as ocorrências de Alegre e Muniz Freire, onde foram apreendidos 63 pássaros da fauna brasileira sem autorização.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CB4DRf0DStt/

imagens: divulgação pmes