27/10/2020 16h17 - Atualizado em 29/10/2020 13h03

POLÍCIA AMBIENTAL FLAGRA CASO DE MAUS TRATOS A CACHORRO EM SÃO MATEUS

Ao chegarem ao endereço citado, os policiais observaram dois cães no corredor de acesso a residência, ambos magros, e um deles com muitos ferimentos na região da face. Após indagarem o proprietário do animal sobre a origem dos ferimentos em seu animal de estimação, o suspeito negou que tivesse agredido seus cães, porém não soube explicar como os ferimentos ocorreram e nem o motivo de não ter proporcionado tratamento para o animal.

Diante da situação verificada, os policiais detiveram o proprietário dos animais e o encaminharam à Delegacia de Polícia Civil do município de São Mateus para que fosse responsabilizado pelo crime cometido.

O animal foi socorrido pela 3ª Companhia Ambiental e encaminhado para a avaliação de um médico veterinário, sendo medicado e em seguida, encaminhada à Organização Não Governamental Voluntários Independentes Pelo Amigo (VIPA) em São Mateus, instituição que ficou com a guarda provisória do animal até que surja uma adoção responsável.

O comandante da 3ª Companhia do BPMA, capitão Fabrício Pereira Rocha, salienta que o crime de maus tratos a animais sejam eles silvestres, exóticos, nativos ou domésticos é considerado crime ambiental e está tipificado na lei federal 9.605/98, em seu Artigo 32, implicando ao infrator, uma pena de três meses a um ano e multa. Entretanto, com a sansão da Lei Federal nº 14.064, de 29 setembro de 2020, a pena para quem cometer este delito tornou-se mais severa, prevendo a punição ao infrator com reclusão de dois a cinco anos, multa e, ainda, a proibição da guarda dos animais, no caso de o crime ser cometido, especificamente, contra cães e gatos.

A população pode colaborar com o trabalho da Polícia Militar Ambiental por meio de denúncias anônimas, que podem ser realizadas através do Serviço Disque-Denúncia 181 ou pelo site www.disquedenuncia181.es.gov.br  O anonimato é garantido.

Fonte: https://pm.es.gov.br/Not%C3%ADcia/policia-ambiental-flagra-caso-de-maus-tratos-a-cachorro-em-sao-mateus