11/11/2020 14h08

POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE PALMITOS EM DORES DO RIO PRETO/ES

Na tarde desta terça-feira (10), uma equipe da Polícia Militar Ambiental do Caparaó, motivados por uma denúncia anônima, abordou um senhor e encontrou em sua posse várias unidades de palmito do tipo juçara, que foram retirados de forma ilegal de fragmento de Mata Atlântica da região de Mundo Novo, Dores do Rio Preto. 
Os palmitos foram apreendidos e encaminhados a delegacia de polícia juntamente com um homem de 44 anos que responderá na justiça pelo crime ambiental previsto no Art. 46 da Lei Federal 9.605/98 - Lei de Crimes Ambientais.
A Polícia Ambiental informa que a palmeira juçara é espécie nativa da mata atlântica brasileira. O palmito Juçara tem sua exploração proibida, pois consta na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente e que para a retirada de pequenas quantidades de palmitos, as palmeiras, que levam anos para se desenvolverem, são inteiramente destruídas causando sua morte. Por estes motivos só é permitido o corte de palmito Juçara em áreas onde o mesmo foi plantado e cultivado, mesmo assim com a prévia autorização do Idaf.
Qualquer denúncia ambiental pode ser realizada anonimamente através do sítio eletrônico https://disquedenuncia181.es.gov.br/ ou via telefone pelo número 181.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CHboRhWr7jP/