24/08/2020 16h09

Polícia Ambiental apreende armas e recolhe animais silvestres em Nova Venécia, norte do ES

Neste domingo (23), a Terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (3ª Cia do BPMA) apreendeu armas de fogo e animais silvestres que estavam sendo mantidos irregularmente em cativeiro. As apreensões ocorreram na zona rural do município de Nova Venécia e no município de São Mateus.

Na tarde de domingo (23), os policiais ambientais se deslocaram até o bairro Cedrolândia, município de Nova Venécia, após receberem uma denúncia anônima encaminhada pelo Serviço Disque Denúncia 181, que dava conta de que, naquela localidade, diversas pessoas estavam praticando crime ambiental de caça e estariam mantendo animais silvestres em cativeiro. Ao chegarem ao local, os militares flagraram inúmeros pássaros em gaiolas penduradas na varanda do local denunciado, no lado externo do muro. Ato contínuo, a equipe verificou que os pássaros não possuíam anilhas de registro junto ao órgão ambiental, configurando o crime ambiental previsto no artigo 29, parágrafo 1º, inciso II, da Lei 9.605/98. Ao todo, foram  apreendidos: 1 trinca-ferro, 5 coleiros, 5 gaiolas de madeira, 01 gaiola de ferro e 1 alçapão. Foi confeccionado um Termo Circunstanciado Ambiental para o nacional G.C., de 34 anos, que se comprometeu em comparecer perante o juízo da Comarca de Nova Venécia quando intimado.

Ato contínuo, os policiais ambientais se deslocaram até a Comunidade de Santa do Pipinique, zona rural de Nova Venécia, para verificação de outra denúncia anônima sobre crime de caça. Ao chegarem ao endereço citado na denúncia, os agentes localizaram e identificaram uma das pessoas denunciadas, o nacional C. J. S., que confirmou possuir arma de fogo, sem a devida documentação legal, sendo esta uma espingarda calibre .22, cuja qual foi apreendida pela guarnição. O Outro cidadão denunciado não foi localizado. A arma apreendida e o cidadão C.L.S. foram encaminhados ao DPJ de São Mateus.

Por volta das 21h00min, enquanto estavam na Delegacia de São Mateus confeccionando os documentos relativos ao flagrante oriundo da cidade de Nova Venécia, a polícia ambiental ouviu uma transmissão via rádio, veiculada pelo Centro de Operações e Controle do 13º Batalhão informar às viaturas de serviço de que vários indivíduos estariam próximos da Ponte na Br-101, na saída de São Mateus para Conceição da Barra, tentando assaltar pedestres que transitavam pela região. Imediatamente, os policiais embarcaram na viatura e prosseguiram para o local para tentar localizar os supostos infratores. Ato contínuo, ao chegarem nas proximidades da ponte, a guarnição visualizou cinco indivíduos que, ao perceberem a presença da viatura, empreenderam fuga, sendo que os militares conseguiram interceptar dois suspeitos, os quais foram abordados e identificados como A. N. B. e D. F M. S.. Após buscas na região, foi encontrada e apreendida pelos militares 1 Pistola calibre .32, carregada com cinco munições calibre .32, que havia sido dispensada pelos infratores minutos antes da abordagem. Além do armamento e dos dois infratores, foi apreendida também uma bicicleta de cor preta utilizada por um dos abordados, além de um aparelho celular. Os Suspeitos e o material apreendidos foram entregues do DPJ de São Mateus paras as providências da polícia judiciária.

O Comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, capitão Fabrício Pereira Rocha, ressalta a importância da participação da comunidade, por meio de Denúncias Anônimas. “Com base nas denúncias anônimas realizadas pela população capixaba e encaminhadas pelo Serviço Disque Denúncia 181, a Terceira Companhia Ambiental conseguiu efetuar a apreensão de 14 armas de fogo nos meses de julho e agosto/2020, armas estas que não são utilizadas somente para o cometimento de crimes ambientais, mas também para cometer crimes como homicídio, feminicídio, latrocínio, roubos, dentre outros crimes. São armas que a polícia não sabia que existiam, mas que a população indicou os locais para que a polícia realizasse as apreensões. Enfatizamos também a importância, a expertise e efetividade do Serviço Disque Denúncia, da SESP, serviço este que goza de grande credibilidade junto à população em face dos resultados alcançados”, ressalta o oficial.

Para realizar denúncias de crimes ambientais, a população pode ligar para o telefone 181 (Serviço Disque Denúncia), ou acessar o site www.disquedenuncia181.es.gov.br. Não é necessário se identificar e o anonimato é garantido.