27/05/2021 19h00 - Atualizado em 31/05/2021 18h35

PM divulga resultados dos primeiros 15 dias do projeto Território do Bem

Hoje (27) completam quinze dias da “Operação Saturação Qualificada” na região do Complexo da Penha como desdobramento do projeto “ Território do Bem”.

No dia 13 de maio foram iniciadas na região do Complexo da Penha uma série de operações policiais, denominadas de Operação Saturação Qualificada, que visam promover a ocupação policial nos bairros da região, realizar ações diretas de enfrentamento ao tráfico de drogas e proporcionar maior segurança aos moradores do complexo.

O projeto que coordena as ações da Operação Saturação Qualificada dentro do “Território do Bem” atende os bairros de Itararé, Jaburu, Bairro da Penha, Bonfim, Engenharia, Consolação, Floresta, Gurigica e São Benedito. São empenhados todos os dias um total de doze policiais em patrulhamento nesses bairros, além da ocupação permanente na região com os destacamentos policiais do bairro São Benedito e do Bairro da Penha. O efetivo empenhado é prioritariamente composto por policiais da Força Tática dos Batalhões da Grande Vitória, da Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp) e da Companhia Independente de Operações com Cães (CIOC), que são empenhados mediante pagamento de ISEO (Indenização Suplementar de Escala Operacional), o que representa um investimento aproximado de 160 mil reais por mês.

O Território do Bem, que foi oficialmente lançado no dia 19 deste mês em cerimônia realizada no destacamento policial de São Benedito e que contou com a presença do governador do Estado do Espírito Santo, Jose Renato Casagrande e do comandante Geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus,  completou hoje quinze dias de ações efetivas na região, já apresentando resultados notáveis durante o período.

Ao todo foram apreendidas seis armas de fogo, sendo uma sub metralhadora, cinco placas de colete balístico, 297 munições de diversos calibres, mais de 47 quilos de cocaína, três quilos de maconha e um quilo de crack, além de nove rádios comunicadores. Nesse período foram empregados 180 policiais militares na região.

Além da repressão qualificada, o Território do Bem busca aproximar a Polícia Militar da população residente nos bairros atendidos. Como pontuado pelo coronel Douglas Caus “aqui também faremos a polícia de proximidade, aquela polícia que vai entrar em contato com a comunidade, verificar os pleitos, buscar informações e interagir com os cidadãos que, em sua esmagadora maioria, é formado de pessoas de bem, que precisam da assistência do Estado”.

Fonte: PMES

DISQUE-DENÚNCIA 181: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ E RESPONSÁVEL PELO ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO!