19/11/2021 14h11 - Atualizado em 19/11/2021 14h19

Operação Vetus II: PCES atende 176 idosos vítimas de violência durante período de atuação

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (Depi), realizou, entre março e novembro deste ano, a Operação Vetus II, na região da Grande Vitória. A operação faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), com foco no combate à violência contra idosos.

Durante o período, os policiais apuraram 103 denúncias do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e de canais locais (Disque-denúncia 181). Ao todo, 176 vítimas foram atendidas e 92 diligências realizadas, que resultaram na instauração de nove Inquéritos Policiais (IP).

Uma das visitas foi realizada, nesta quinta-feira (18), em uma residência particular de longa permanência no município de Cariacica.

“Era um local inadequado com registro de 31 idosos e tinham 34. Não tinha nenhuma gestão, não havia comida na geladeira e os idosos aparentavam desnutrição com a possibilidade de ocorrer a privação de alimentos ou alimentação inapropriada”, conta a titular da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (Depi), delegada Milena Gireli.

O local foi fechado pela vigilância sanitária do município e os idosos estão procurando outros abrigos e entraram em contato com os familiares. Será instaurado um inquérito policial para investigar o caso.

Fonte: PCES

DISQUE-DENÚNCIA 181: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ RESPONSÁVEL E SEGURA NA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO!