07/07/2022 17h52

Operação apreende 15 toneladas de carne suína de origem clandestina, em Vila Velha / ES

Uma operação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) da Polícia Civil e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu cerca de 15 toneladas de carne de origem clandestina nesta terça-feira (5), em Vila Velha, na Grande Vitória.

De acordo com a Polícia Civil, a carne estava sendo embalada sem autorização, em local com condições sanitárias incompatíveis, em uma indústria do bairro Ilha das Flores, em Vila Velha, que funcionava como entreposto clandestino e que pelo menos 40 estabelecimentos compraram o produto deste fornecedor. O delegado Eduardo Passamani, titular da Decon, disse que o estabelecimento tinha autorização da Vigilância Sanitária e poderia comprar e revender o produto, mas não manuseá-lo, como vinha ocorrendo.

"Ele podia funcionar como entreposto, comprar e revender o produto. Ele não podia comprar, manusear e revender depois de manusear. Ele abria, fracionava e revendia. Quando você compra e abre você colocou em um ambiente sanitariamente inadequado, ele perde toda a garantia de higiene. É um material que pode colocar em risco a vida do consumidor. Existiam alguns pedaços em que foi constatado que a carne já não era de boa procedência", detalhou o delegado.

O estabelecimento teve a área de manipulação de carnes para revenda de produtos de origem animal interditada.

Cerca de 15 toneladas de carne imprópria para consumo foram apreendidas.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, eles podem responder por crime contra a relação de consumo, com penas que variam entre dois a cinco anos.

O material foi recolhido pelo Idaf para descarte e os proprietários foram multados.

A Operação foi realizada depois que o IDAF recebeu uma denúncia.

veja matéria na mídia

DISQUE-DENÚNCIA 181: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ RESPONSÁVEL E SEGURA NO ENFRENTAMENTO DA CRIMINALIDADE EM TERRITÓRIO CAPIXABA!