28/06/2019 19h15

Mais de 30 pessoas são presas por vender drogas próximo a escolas

Um total de 32 pessoas estão presas por comercializar drogas próximos a escolas, no Espírito Santo. Entre elas está Emanuele Borges de Oliveira, presa em flagrante no município de Guarapari por trafico internacional de drogas vindas da Bolívia.

Foram apreendidos 13 kg de maconha e mais de 3700 comprimidos de ecstasy com os suspeitos.

A Operação “Anjos da Lei”, do Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc) e das Delegacias Especializadas de Narcóticos (Denarc) do Estado, foi deflagrada nos dias 26 e 27 de junho. O objetivo, segundo a polícia civil, é coibir o tráfico nas imediações de escolas dos municípios da Grande Vitória e do interior do estado.

Nove unidades policiais participaram de todo ação. O Delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, destaca a importância de toda a operação e junto disso, o combate ao tráfico nos redores de escolas, para que as drogas não cheguem ao contato de crianças e adolescentes.

“A operação faz parte do eixo de proteção policial do estado presente, no sentido de preservar as escolas. Então, o trabalho foi feito em todos os bairros na Grande Vitória e também em todo interior do Estado”, explica.

A falta de maturidade por parte de jovens e adolescente, que não entendem os malefícios de drogas, é uma das principais motivações para as ações. Delegado titular da 1ª Denarc, Alberto Roque explica que as ações foram realizadas com bases em mapeamentos nas escolas beneficiadas, com grande ajuda da população.

Nós mapeamos todas as escolas através da ajuda da população, que é muito importante através do Disque Denúncia 181. Foi feito o levantamento e selecionados os locais onde foram feitas as operações. Pedimos para que a população continue denunciando, para que nós possamos fazer os levantamentos e realizar as ações nas escolas”, conta Alberto Roque.

Quanta a prisão de Emanuele Borges de Oliveira, que comercializava drogas vindas da Bolívia junto do parceiro Adonias Reis dos Santos Junior, também detido, foi autuada em flagrante com drogas destinadas ao varejo no bairro Santa Margarida.

O delegado titular da Denarc Guarapari, Guilherme Eugênio, explica que Emanuele estava com mandato de prisão por um outro crime.

“Ela havia sido presa no estado de Roraima na posse de cinco quilos de pasta base. Recobrou liberdade, provavelmente em razão da condição de mãe de menor de idade e atualmente gestante, mas regressou a Guarapari (cidade natal) e teve a prisão decretada pelo estado de Roraima”, explica Guilherme Eugênio.

A ação segue para uma segunda fase, que será realizada no segundo trimestre deste ano. De acordo com o Delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, a operação “Anjos da Lei” é realizada duas vezes por ano.

Clique aqui e veja matéria jornalística