13/07/2023 11h54

Homem é preso e adolescente apreendido em Operação conjunta realizada em Vitória

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, com apoio da Guarda Civil Municipal de Vitória, realizou, nessa quarta-feira (12), uma operação no Morro da Garrafa, na Praia do Suá, também na Capital. A operação teve como objetivo o cumprimento de três mandados de busca e apreensão domiciliar. Um homem de 19 anos foi preso em flagrante delito e um adolescente de 17 anos foi apreendido enquanto tentava fugir dos agentes.

A ação foi um desdobramento de investigações iniciadas pela inteligência da Guarda Municipal de Vitória e desenvolvidas junto com a DHPP de Vitória, após um mês de planejamento. A equipe, de aproximadamente 20 policiais civis e 15 guardas municipais, apreendeu três armas, sendo duas espingardas calibre 12 mm e uma pistola calibre 9 mm.

"Tendo em vista a possibilidade de encontrar armas de fogo com alto poder bélico, nós trabalhamos todo o planejamento da operação, verificamos os pontos de entradas e saídas do Morro da Garrafa, e colocamos o pessoal especializado que pudesse fazer a operação", declarou o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarilio Boni.

O suspeito de 19 anos estava em uma das residências alvo e portava uma pistola Bersa Thunder 9mm, dois carregadores, uma alça de transporte e 32 munições do mesmo calibre.

A equipe, enquanto entrava em outra residência, avistou o adolescente de 17 anos pulando pela janela do segundo andar para fugir dos agentes e, devido ao cerco tático da equipe, ele foi apreendido.

Nesse imóvel, foram apreendidos uma espingarda Ukzon Turquia com número de série raspado; uma espingarda MK12; R$ 1.056,00 em espécie; um radiocomunicador; um carregador alongado para pistola calibre 9mm; um carregador para fuzil calibre 556mm; cinco carregadores para espingarda calibre 12mm; 33 munições calibre 12mm; 26 munições Parabellum calibre 9mm; e uma munição calibre 40mm.

"São indivíduos que são ligados ao tráfico de drogas do Morro da Garrafa e que utilizam essas armas não só para cometer homicídios como também para defender seu território de ataques de rivais. São indivíduos de certa hierarquia, considerando que estavam com armas portadas por quem tem uma hierarquia elevada dentro do tráfico", apontou o delegado Marcelo Cavalcanti.

O maior de idade foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma e encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV). O adolescente vai responder por ato infracional análogo ao mesmo crime e foi encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase).

FONTE: PCES