12/07/2024 16h02 - Atualizado em 15/07/2024 14h18

Disque-denúncia 181 do Espírito Santo: Resultado Semestral Demonstra Aumento Significativo na Apreensão de Drogas e Prisões

O disque-denúncia 181 do Estado do Espírito Santo registrou um aumento significativo nas apreensões de drogas e prisões durante o primeiro semestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Graças às denúncias anônimas feitas pela população, as forças de segurança conseguiram realizar diversas operações de sucesso, como por exemplo, retirar de circulação 516 kg de substâncias entorpecentes, um aumento de 114% em relação aos 241 kg apreendidos no primeiro semestre de 2023.

Resultados alcançados:

• Combate ao Tráfico de Drogas: A quantidade de drogas apreendidas mais do que dobrou, foram apreendidos 516 Kg de substância entorpecente, contra 241 Kg de substância entorpecente apreendida no período correspondente do ano passado, demonstrando o compromisso das autoridades em combater o tráfico e proteger a população.
• Detenções: As forças de segurança prenderam 876 pessoas em situação flagrancial decorrentes de informações passadas pelo serviço Disque-denúncia 181 ou em decorrência de cumprimento de mandados de prisão em aberto.
• Armas e Munições: Foram apreendidas 230 armas de fogo e 19.743 munições, números que contribuem para a diminuição da violência no estado.
• Veículos Recuperados: Um total de 78 veículos foram apreendidos, sendo 41 com restrição de furto ou roubo, combatendo a criminalidade e devolvendo os veículos aos seus legítimos proprietários.
• Recursos Apreendidos: R$ 157.965 em dinheiro foram apreendidos, afetando as finanças do crime organizado.
• Celulares Recuperados: 208 celulares foram recuperados, combatendo o roubo de aparelhos e devolvendo-os aos seus donos.
• Proteção Animal: 717 animais foram retirados de cativeiro ou resgatados de situações de maus-tratos, demonstrando o compromisso das autoridades com a proteção do bem-estar animal.

Aumento do número de registro de denúncias

De janeiro até o final de junho deste ano já foram registradas 41.979 denúncias, um aumento de 7,73% em relação ao mesmo período do ano passado.

O sucesso das operações é resultado direto da colaboração da população, que realizou denúncias anônimas pelo Disque-denúncia 181. As informações recebidas são cruciais para o direcionamento das ações das forças de segurança e para a identificação de criminosos.

Os resultados expressivos de prisões, apreensões, desarticulação de quadrilhas, elucidação de homicídios, com a colaboração de denúncias anônimas demonstram que a atividade policial no Espírito Santo tem no serviço uma de suas importantes fontes de informação.

"A contribuição da população denunciando a prática de crimes vem contribuindo no enfrentamento a violência, a criminalidade e a impunidade no nosso Estado. Todas as denúncias são verificadas, o denunciante não precisa se identificar, e você pode ajudar a salvar vidas", afirmou Paulo Expedicto Amaral Neto, gerente do disque-denúncia.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181 ou pelo site https://disquedenuncia181.es.gov.br