No dia 15 de outubro de 2025, militares da polícia ambiental deslocaram-se até o Distrito de Nossa Senhora de Fátima, no município de Jaguaré, para averiguar informações repassadas pelo Disque-Denúncia 181.
A denúncia informava que um indivíduo estaria caçando animais silvestres para fins comerciais na Reserva Biológica de Sooretama, utilizando armas de fogo e armadilhas.
No local, os militares foram recebidos pelo denunciado, que, ao ser informado sobre o motivo da presença policial, entregou voluntariamente uma espingarda calibre 32, sem munição, a qual estava guardada em um guarda-roupa. O senhor relatou não possuir qualquer documentação que autorizasse a posse da arma.
Diante dos fatos, o armamento foi apreendido, e foi dada voz de prisão ao suspeito, sendo-lhe informados seus direitos constitucionais. A equipe realizou consulta nominal junto ao Sistema, não sendo encontrados registros ilícitos em desfavor do conduzido.
Após análise técnica, a espingarda apresentou-se em pleno funcionamento. Durante a diligência, não foram encontrados sinais da prática de caça na residência ou em suas imediações.
O conduzido e o material arrecadado foram encaminhados ao DPJ de São Mateus, onde o caso foi apresentado à autoridade policial competente, sem lesões corporais ou indícios de maus-tratos.
DISQUE-DENÚNCIA 181: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ RESPONSÁVEL E SEGURA NO ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE EM SOLO CAPIXABA!