17/09/2020 15h05 - Atualizado em 17/09/2020 16h43

BPMA REALIZA OPERAÇÃO NO NORTE E NOROESTE DO ESTADO PARA COMBATER A CAÇA, PESCA E TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES

No período de 11 a 16 de setembro, a Terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (3ª Cia do BPMA) deflagrou a Operação “Queda de Órion I” nas áreas de remanescentes florestais e Unidades de Conservação do norte e noroeste do Espírito Santo. A ação teve por escopo o combate a caça, a pesca e ao tráfico de animais silvestres, tendo por base Denúncias Anônimas encaminhadas pelo Serviço Disque Denuncia 181, nos municípios de Jaguaré, Sooretama, Pinheiros e Montanha.

 

Na madrugada do dia (12), em Jaguaré, durante patrulhamento ostensivo no entorno da Reserva Biológica de Sooretama, os policiais ambientais, com o apoio de vigilantes florestais, localizaram um ponto de entrada na mata, comumente utilizado por caçadores. Foi montado um Ponto de Bloqueio, ocasião em que um cidadão, a bordo de uma motocicleta Honda CG foi abordado, logo após ter saído da mata, e com ele foram encontrados e apreendidos os seguintes materiais: 1 espingarda marca CBC calibre .22, 19 munições calibre .22 intactas, 2 carregadores, 2 facões, 1 lanterna, 9 apitos artesanais do tipo “Pios”, utilizados para caça de animais silvestres, 1 rede de espera camuflada, 1 rolo de corda, 1 capa para rifle, 1 bornal, dentre outros petrechos utilizados na atividade de caça. O cidadão e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de São Mateus.

Já na tarde do dia (16), na zona rural cidade de Montanha, os policiais ambientais foram averiguar uma Denúncia Anônima encaminhada pelo Serviço Disque Denúncia 181, cuja qual informava sobre a ocorrência de diversos ilícitos ambientais que, supostamente, estariam ocorrendo na comunidade de Lagoinha, dentre eles o desvio de um córrego da região, que estaria afetando uma Área de Preservação Permanente (APP). Entretanto, ao chegarem ao local denunciado, de imediato os policiais avistaram uma enorme quantidade de gaiolas expostas na varanda da residência e nas árvores do quintal, contendo diversas aves silvestres em cativeiro (14 gaiolas, 24 pássaros “coleiros”, 09 pássaros “canários-da-terra”). Ato contínuo, a equipe continuou as buscas na residência do denunciado, sendo encontradas, ainda, 2 armas guardadas no quarto, sendo uma espingarda calibre .32 e outra 1 espingarda de ar comprimido, ambas, geralmente utilizadas para prática de caça. Após a constatação dos crimes, os pássaros foram apreendidos juntamente com as duas espingardas e uma pessoa encaminhada até a Delegacia de Montanha para ser responsabilizada pelos crimes cometidos.

O Comandante da Terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, o Capitão Fabrício Pereira Rocha, salienta que manter animais silvestres em cativeiro, sem a licença do órgão ambiental competente configura crime ambiental, segundo preceitua o Artigo 29 da lei de crimes ambientais (9.605/98). “Importante ressaltar, também, que a posse irregular de armas de fogo, mesmo em ambientes rurais, configura crime federal, conforme o artigo 12 da lei 10.826/2003 implicando ao infrator uma pena de um a três anos de detenção e multa”, frisa o Oficial.

 

A População pode ajudar realizando denuncias de crimes ambientais por meio do telefone 181 (Serviço Disque Denúncia) ou por meio do site www.disquedenuncia181.es.gov.br. Não é necessário se identificar e o anonimato é garantido.