20/01/2021 13h55

BPMA PRENDE DOIS HOMENS E APREENDE CINCO ARMAS DE FOGO EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NO SUL DO ESTADO

Nesta sexta-feira (15), em atendimento de denúncia anônima revelando a prática de caça de animais silvestres na localidade de Moitão do Sul, em Atílio Vivácqua, região inserida no perímetro da Unidade de Conservação Monumento Natural de Serra das Torres, uma equipe de policiais ambientais da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental flagrou dois homens com 05 armas de fogo e diversos petrechos utilizados para a caça.

A ação foi fruto de intenso patrulhamento em toda a extensão da localidade, que possui um acesso bastante difícil, por ser muito íngreme e com estradas não pavimentadas, algumas sendo impossíveis de transitar até mesmo com veículos automotores tracionados, demandando o patrulhamento a pé.

Durante a incursão, os policiais chegaram até um casarão antigo que, segundo levantamento realizado, serve de abrigo aos caçadores que atuam naquela região. Nesse casarão estavam dois homens portando uma espingarda. Ao serem abordados, eles negaram que praticavam caça na região, mas diante dos indícios e do estado flagrancial, por não possuírem porte e nem registro da arma, foi feita uma busca minuciosa no local.

Nessa busca foram encontradas mais 04 (quatro) espingardas, armamento típico para a prática da caça de animais silvestres, 09 (nove) munições calibre 32, 12 (doze) munições calibre 36, 02 (dois) dispositivos conhecidos como “canhões” bem como recipientes contendo pólvora e espoletas, além de facões, blusas camufladas, lanternas e outros petrechos comumente utilizados por caçadores.

Em um dos cômodos da casa os policiais encontraram 04 (quatro) cães da raça beagle, comumente utilizados por caçadores, que estavam presos e sem alimentação, embora houvesse água disponível. Ao ser aberta a porta, os animais imediatamente buscaram a alimentação disponível no espaço, demonstrando que estavam famintos no momento.

Os indivíduos presos em flagrante foram conduzidos ao plantão do DPJ de Cachoeiro de Itapemirim e entregues à autoridade policial, onde responderão pelos atos ilícitos contra o meio ambiente.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CKGxC1FLlLw/?igshid=x02h7fm9pq34