Na manhã desta terça-feira (05), militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) prosseguiram ao município de Linhares/ES para atendimento de denúncia anônima que indicava pesca e comercialização de pescados em período proibido: piracema.
Durante a fiscalização na residência dos denunciados foram apreendidos: um coleiro; três espingardas; 63 munições, sendo: 22 de calibre 12; oito de calibre 32, uma de calibre 22; 19 de calibre 20 e 13 de calibre 28; cerca de 1,3kg de lagarto abatido, já beneficiado em postas; 135,2 kg de pescados; duas capivaras, beneficiadas em partes; uma paca, pesando aproximadamente 7 kg e 2,5kg de linguiça de capivara.
Os pescados não possuíam a declaração de estoque e havia pescados em tamanhos inferiores ao que determina os atos normativos dos órgãos ambientais. Todos os materiais e os três envolvidos foram encaminhados à presença da autoridade policial da 16ª Delegacia de Polícia de Linhares.
Enquanto encerrava as diligências referentes ao atendimento da denúncia, a equipe visualizou uma embarcação atracando no cais do porto, situado no centro de Linhares/ES. Foi realizado contato com o responsável haja vista o período de defeso da piracema (01/11/2020 à 28/02/2021), e realizado a fiscalização foi constatado 2,5kg de pescado, quatro varas carretilha evolution, quatro carretilhas, um tanque de combustível quicksilver de 25l, um motor Mercory 15hp e um barco marujo 500 Levefort. Diante do flagrante de crime ambiental, todos os materiais foram apreendidos e juntamente com o responsável conduzido à presença da autoridade policial da 16ª Delegacia de Polícia de Linhares/ES.