04/09/2025 11h22 - Atualizado em 04/09/2025 11h40

PRESO HOMEM SUSPEITO DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL E CÁRCERE PRIVADO CONTRA A PRÓPRIA FILHA EM VILA VELHA

A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), instaurou Inquérito Policial para apurar a notícia recebida de que um homem de 37 anos manteve sua própria filha de seus 09 até os seus 15 anos de idade em cárcere privado e a estuprando, sendo que desses estupros resultaram 02 gestações, uma delas houve aborto espontâneo e a outra gerou uma criança que hoje está com 01 ano e 06 meses. O bebê está em abrigo e aos cuidados do Conselho Tutelar. Já a vítima, devido aos prejuízos sofridos, encontra-se em tratamento médico e psicológico.

O crime só foi descoberto, uma vez que a vítima conseguiu fugir e alertar as autoridades. De acordo com as investigações, conduzidas pelo delegado da DPCA Dr. Glalber da Costa Cypreste Queiroz, responsável pelo município de Vila Velha/ES, o autor mudava seu local de residência com frequência, já tendo passado por municípios do norte do ES e sul da BA. O suspeito costumava mudar de residência sempre que surgiam suspeitas de terceiros acerca dos fatos, uma vez que o cárcere privado e os estupros perduraram por mais de 05 anos.

A vítima foi devidamente acolhida e ouvida pelo Setor Psicossocial da DPCA. A partir dos primeiros elementos de informação, depoimentos e diligências iniciais, o Delegado de Polícia representou pela prisão preventiva do investigado, sendo imediatamente decretada pela Justiça. Desde então, ele encontrava-se foragido.


Trabalho de inteligência

O Delegado Glalber destacou que "a captura só foi possível graças a um minucioso trabalho de inteligência realizado pela equipe da DPCA. Também é iportante destacar, a intensa a ação integrada entre as forças de segurança pública, uma vez que a Polícia Civil e a Polícia Militar trabalharam juntas compartilhando informações e realizando diligências, sendo que essa ação integrada foi imprescindível para o sucesso da prisão do foragido". Esse trabalho de inteligência e de investigação apontou que o suspeito estaria escondido na zona rural entre os municípios de Linhares e Rio Bananal. As informações foram compartilhadas com as forças de segurança locais, que monitoraram a área até localizar o indivíduo.

Prisão e apreensão de arma de fogo

Após ampla divulgação do foragido por meio da ferramenta Disque Denúncia 181 da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SESP), Policiais Militares do serviço de inteligência do 12º BPM localizaram a residência onde o suspeito estava e com apoio da Força tática se deslocaram até o local. O suspeito foi encontrado e recebeu voz de prisão. No local ainda foram apreendidas uma espingarda, munições, espoletas e pólvora. Ele foi conduzido sob escolta policial e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Compromisso da Polícia Civil

A Polícia Civil reafirma seu compromisso no combate aos crimes contra crianças e adolescentes, ressaltando a importância da denúncia e da cooperação da sociedade para o enfrentamento a esse tipo de violência.

DISQUE-DENÚNCIA 181: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ RESPONSÁVEL E SEGURA NO ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE EM SOLO CAPIXABA!