Na manhã desta quarta-feira (15/04/2020) as equipes de Patrulhamento Ostensivo Ambiental e Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica (COTAMA) ambas do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizaram a apreensão de animais silvestres no município de Serra. A ação foi no bairro Nova Carapina II após o recebimento de denúncia de crimes ambientais.
Os militares foram averiguar as informações contidas na denúncia e em relatório do serviço de inteligência do BPMA. Os policiais verificaram que na residência funcionava uma rinha de galo e o proprietário mantinha diversos pássaros em cativeiro de forma irregular.
As equipes identificaram no endereço indicado 43 pássaros da fauna silvestre brasileira, tais como: coleiros, trinca-ferro, tico-tico-rei, curió, canário da terra, além de diversos galos de briga e um jabuti.
Em consequência dos crimes ambientais constatados foi lavrado um Termo Circunstanciado Ambiental e encaminhado à Justiça Estadual para as devidas providências legais.
Os animais apreendidos foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA para os devidos cuidados.
O BPMA orienta que animais silvestres em cativeiro configura crime ambiental, cuja pena varia de seis meses a um ano de detenção e multa.