05/11/2020 13h56

BPMA CONFIRMA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL COM AUXÍLIO DE DENÚNCIA ANÔNIMA

Na tarde desta quarta-feira (04), policiais militares da 3ª companhia do Bpma, após receberem denúncia anônima pelo serviço Disque Denúncia 181, prosseguiram até o córrego Juerana, zona rural de Sooretama, onde segundo informações estaria ocorrendo um desmate em área de preservação permanente, com a utilização de uma máquina escavadeira.

Chegando ao local, os militares iniciaram os trabalhos de fiscalização e localizaram uma área degradada onde foi impedida a regeneração da vegetação as margens do córrego pelo proprietário da fazenda, com uma área degradada de 0,4962ha. Ainda na propriedade foi localizada uma máquina escavadeira em flagrante retirando resíduos provenientes de uma erradicação de cultura de eucalipto e as depositando em ambas as margens de um afluente do córrego do cupido, sobre a vegetação da mata ciliar local, criando uma supressão e um aterro também em área de preservação permanente, com uma área degradada de 0,1295 ha e 0,3712ha (valores das duas margens).

Diante dos fatos o gerente da fazenda e o operador da máquina foram encaminhados a presença da autoridade policial de Linhares para as providencias devidas.

A polícia militar ambiental informa que as legislações ambientais devem ser consultadas em seus devidos órgãos licenciadores antes de qualquer execução de obras e serviços e a sua inobservância pode acarretar em sansões penais previstas em lei, como preceitua a lei de crimes ambientais 9.605/98.