Na tarde do dia 22 de outubro de 2024, por volta das 17 horas, a equipe de força tática do 6º Batalhão da Polícia Militar foi acionada após denúncia registrada pelo disque-denúncia 181, sobre a presença de homens armados no bairro Maringá, na Serra. As informações recebidas indicavam que cerca de dez indivíduos transitavam pela área portando armas de fogo e intimidando transeuntes, o que levou à suspensão das atividades em uma escola local por temores de segurança.
Os policiais se dirigiram ao local. Enquanto se aproximavam, receberam mais informações de populares que alertaram sobre os indivíduos armados. As equipes formaram uma patrulha e avistaram dois suspeitos, um deles identificado posteriormente como R.B.F. de 16 anos, que estava visivelmente armado.
Ao perceber a presença policial, o adolescente disparou contra os policiais, que reagiram proporcionalmente à agressão. Após a troca de tiros, ele e outro indivíduo, maior de idade, foram encontrados caídos. R.B.F foi socorrido ao hospital, onde permanece sob custódia e o outro envolvido foi detido e encaminhado à 3ª Delegacia Regional da Serra, onde teve acesso a um advogado.
Durante a abordagem, foram apreendidos uma arma de fogo, munições e uma quantidade significativa de drogas, incluindo maconha, crack e cocaína, além de dinheiro e um rádio comunicador. Todos os materiais apreendidos foram devidamente lacrados e entregues à autoridade policial.
O caso destaca a contínua atuação da polícia no combate ao tráfico de drogas e à violência na região, evidenciando a importância da colaboração da comunidade através de denúncias pelo 181. As investigações seguem para identificar outros envolvidos e garantir a segurança dos moradores.