23/06/2020 10h54

R$ 20 MIL DE PREJUÍZOS: VÂNDALOS QUEIMAM CARTEIRAS DE ESCOLA DE PINHEIROS E QUASE CAUSAM TRAGÉDIA

Pouco mais de um ano depois de ser revitalizada e entregue ao povo, a Escola Governador Carlos Lindenberg, localizada no bairro Santo Antônio, no município de Pinheiros, foi alvo de violentos ataques de vândalos. Os criminosos chegaram a atear fogo em dezenas de carteiras, que estavam na quadra poliesportiva da unidade escolar.


Os atos absurdos contra o imóvel público, que foi reformado recentemente, ocorreram no início da noite de quarta-feira (17). Quarenta e três jogos de mesas e cadeiras foram incendiados. As labaredas danificaram também a instalação elétrica interna, piso, paredes e teto do palco da quadra.
De acordo com informações de testemunhas – além dos prejuízos estimados em R$ 20 mil –, o vandalismo causou medo nos moradores, que temiam a propagação das chamas e o risco de atingir imóveis próximos.


Um Boletim de Ocorrência foi registrado e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Denúncias anônimas para ajudar a elucidar a autoria do crime podem ser encaminhadas para o Disque-denúncia 181 através do telefone 181 ou por meio do site https://disquedenuncia181.es.gov.br/.


Os infratores podem ser enquadrados em crime de dano ao patrimônio público (artigo 163 Código Penal), com pena prevista de até 3 anos de prisão. A quadra já havia sido pichada e tem os portões quebrados semanalmente. Já há inquérito policial instaurado para investigar esses delitos.

“A escola é um patrimônio de todos nós. E quem queimou não parou para pensar que aquela mesa e cadeira poderá vir a fazer falta até mesmo para um familiar do vândalo. Nós temos que preservar, e não destruir o bem público”, disse indignado o secretário municipal de Educação, Aílton Balbino.

Texto adaptado de post publicado em https://www.facebook.com/prefeituramunicipaldepinheiros/