16/12/2020 15h06 - Atualizado em 17/12/2020 16h06

PROJETO DETETIVE ANÔNIMO DO DISQUE-DENÚNCIA É UM DOS FINALISTAS DO PRÊMIO INOVES 2020

O projeto Detetive Anônimo, desenvolvido por servidores do Disque-Denúncia 181, Gerência ligada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), é um dos finalistas do Prêmio Inoves Ciclo 2020, na categoria Ideia. A divulgação, que se deu via site do Inoves, ocorreu na última terça-feira (1º).

 

O Detetive Anônimo tem como escopo ser um importante instrumento de apoio à sociedade capixaba, permitindo que fotos e vídeos recebidos de aparelhos de smartphone, bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais, clubes, condomínios, empresas de transporte de passageiros e outros sejam exibidos em um canal próprio a ser criado dentro do site do Disque-Denúncia 181.

De acordo com o delegado Paulo Expedicto Amaral, gerente do Disque-Denúncia 181, o projeto Detetive Anônimo será de grande importância para a população do Estado, principalmente, por proporcionar uma maior participação do cidadão no trabalho de elucidação de crimes.

 

“Essas imagens e informações serão tratadas para preservar a identidade e privacidade de terceiros que nada têm haver com a prática criminosa, servindo como poderosa ferramenta no conhecimento, identificação e na qualificação de indivíduos envolvidos em delitos, possibilitando que os mesmos sejam responsabilizados criminalmente, aumentando a eficiência na investigação e contribuindo para a diminuição da violência, criminalidade e impunidade no Estado do Espirito Santo”, afirmou Amaral.

 

O delegado sinalizou a importância do Disque-Denúncia 181. “Reforço que o Disque-Denúncia 181 é a participação cidadã responsável e segura na promoção da segurança pública e da defesa social no Estado do Espírito Santo”, pontuou.

O Disque-Denúncia do Espírito Santo já é referência nacional, tendo sido o primeiro do Brasil no recebimento de denúncias por meio de computadores, smartphones e tablets em 2018, iniciativa que lhe conferiu o reconhecimento como um dos vencedores do INOVES Ciclo 2018, na Categoria Projeto em Desenvolvimento. O número de denúncias recebidas aumentou em cerca de 50% nos últimos dois anos, além da participação em diversos outros concursos nacionais e internacionais de Tecnologia e Inovação no Setor Público.

O serviço que a sociedade capixaba já conhece e confia durante esses 19 anos de funcionamento, vem se modernizando, ampliando e desenvolvendo sem abrir mão da garantia do anonimato, que é um dos fatores de sucesso da ferramenta, mediante a aplicação de recursos de segurança digital e criptografia.

Para o desenvolvimento do Detetive Anônimo, o projeto contará com o auxílio do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC), além da Superintendência de Polícia Especializada (SPE/PCES), que será a principal unidade operacional na apuração dos delitos inseridos no Portal.

 

Além disso, o processo permitirá uma melhor integração entre o ambiente do site e a base de dados da Sesp (Delegacia On-line, E-Cops, SISP), podendo, desse modo, vir a combinar com outros sistemas estaduais e nacionais.

Vale destacar que o projeto concorrerá com outras seis iniciativas na categoria Ideia, na qual apenas os dois melhores ganharão o prêmio e o apoio financeiro para o desenvolvimento da ideia, no valor de R$ 30 mil.

 

Inoves

 

O Prêmio Inoves é um programa do Governo do Estado, que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba.

Após a análise de 288 projetos, feita por 82 membros de uma banca avaliadora, a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) divulgou a lista dos finalistas do Prêmio Inoves Ciclo 2020.

Ao todo, sete equipes do Executivo Estadual e três municipais serão premiadas com recurso de R$ 30 mil, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), para investirem no processo de aceleração das iniciativas vencedoras. Além disso, elas receberão certificado e selo do programa, concedidos às equipes vencedoras de outros Poderes.