Nesta quarta-feira (26), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) de Guaçuí, apreendeu diversos pássaros da fauna silvestre brasileira na localidade de Terra Corrida, interior do município de Iúna. Os pássaros eram mantidos em cativeiro de forma ilegal em condições precárias, desfavoráveis à sobrevivência.
A fiscalização visa coibir a captura e manutenção de pássaros silvestres em cativeiro sem autorização do órgão competente (IEMA). Durante o serviço foram recolhidos 11 pássaros, sendo: quatro coleiros, dois trinca ferros, dois tico-ticos, uma sabiá e dois catataus que estão na lista de animais em perigo de extinção.
Os pássaros apreendidos foram entregues no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, sob administração do IEMA, onde foram devolvidos a natureza. Os infratores responderão por crime contra a fauna, Conforme a Lei Federal 9.605/98, art. 29 §1° inciso III, com pena de seis meses a um ano e multa. A população pode ajudar no combate ao crime ligando para o telefone do disque-denúncia 181.
Confira matéria jornalistica