14/01/2020 11h43

POLÍCIA AMBIENTAL FLAGRA PESCA ILEGAL EM LINHARES

Na quarta-feira (08/01/2020) os militares da 2ª CIA (Colatina) do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (Bpma), receberam denúncia anônima sobre pesca ilegal e de posse dessas informações a equipe deslocou-se até a Lagoa Nova (Linhares) e realizou patrulhamento no entorno, onde foi possível ouvir barulho do motor de embarcação. Sabendo que é comum que os pescadores coloquem as redes à noite e as recolham pela manhã a equipe policial aguardou no local com o intuito de flagrar a ação denunciada.

Por volta das 5h da manhã do dia 09/01/2020 foi localizado uma caminhonete S10 de cor branca com reboque nas proximidades da lagoa, sendo realizada a abordagem ao veículo e à três pessoas que estavam no seu interior, sendo encontrado na carroceria da camionete 01 motor de barco marca Yamaha de 15 HP e no reboque do veículo 07 redes de emalhar, totalizando 2.500 (dois mil e quinhentos) metros lineares e aproximadamente 90 (noventa) Kg de pescado.

Os abordados juntamente com todo o material apreendido foram apresentados na 16ª DELEGACIA REGIONAL – LINHARES/ES, tendo em vista o desacordo à instrução normativa IBAMA nº 195, de 02 de outubro de 2008 que versa sobre o período de proteção à reprodução natural dos peixes, conhecido por PIRACEMA.

O BPMA, na figura do 1ºPel/2ªCia, estará fiscalizando o período de Defeso/Piracema e continuará intensificando a fiscalização referente à pesca predatória em toda extensão de sua área de atuação. Desta forma, contribuindo para um meio ambiente ecologicamente equilibrado de forma significativa para o bem-estar das presentes e futuras gerações.