Durante todo o período do feriado de finados o Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizou diversas operações embarcadas em diferentes áreas e dias do interior do estado e muito material irregular foi apreendido.
Em Lagoa Nova, no município de Linhares, as ações foram desenvolvidas com foco no início do período da piracema. Durante as fiscalizações embarcadas foram encontradas 14 redes de emalhar e 03 espinhéis. O material foi recolhido e apreendido por estar em desacordo com a instrução normativa IBAMA nº 195/2008 (período de defeso - piracema) e o art. 34 e 36 da Lei 9.605/98.
Já na localidade de Regência, na foz do Rio Doce, a fiscalização embarcada encontrou 04 redes de emalhar e 03 âncoras, infringindo o art. 34 da Lei Federal nº9.605/98 concomitante a portaria SUDEPE nº 681 de 28 de dezembro de 1967, que proíbe colocar artes de pesca fixas ou flutuantes nas zonas de confluência de rios, lagoas e corredeiras.
Ao todo foram apreendidos aproximadamente 5.500 metros lineares de rede dispostas em desconformidade com a legislação. Os materiais foram apreendidos, porém os proprietários não foram localizados.
O BPMA informa que as ações embarcadas para prevenir a pesca predatória ilegal serão cada vez mais constantes e solicita apoio da população para fazer denúncias através do 181, de modo a intensificar a efetividade das ações.
Fonte: PMES
DISQUE-DENÚNCIA 181: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ RESPONSÁVEL E SEGURA NA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO!