01/02/2021 19h22 - Atualizado em 01/02/2021 19h25

POLÍCIA ALERTA PARA GOLPE DA VACINA CONTRA A COVID-19

A Polícia Civil alerta para um novo golpe em meio à pandemia. Com o início da vacinação contra a Covid-19, criminosos estão se passando por servidores do Ministério da Saúde para roubar dados de quem tem interesse em se vacinar.

O golpe funciona da seguinte forma: alguém liga para o celular da vítima e pede dados pessoais para agendar data e hora da imunização. Para ter acesso aos dados, os golpistas solicitam que a pessoa confirme informações, acesse links ou envie códigos de acesso.

Em outras versões do mesmo golpe, a mensagem chega através de e-mail ou aplicativos de conversa, como o WhatsApp.

“É um golpe velho, com uma roupagem nova. Os criminosos utilizam da engenharia social, atingindo o psicológico da pessoa para que ela forneça a informação. É uma preocupação, pois o golpe pode angariar um número grande de vítimas pelo momento que vivemos”, afirmou o titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, delegado Brenno Andrade.

De posse dos dados fornecidos pelas vítimas, os golpistas criam contas em bancos digitais, utilizam as informações para efetuar compras, fazem cartões de crédito e até cadastram linhas telefônicas para aplicar outros crimes.

“O alerta é para que as pessoas tomem cuidado com as mensagens que chegam. E mesmo que venha de alguém conhecido, é preciso verificar a informação nos sites dos órgãos oficiais, como Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde e prefeituras. Além disso, nunca clicar no link, fornecer dados ou enviar código recebido por SMS”, ressaltou Brenno Andrade.

O Ministério da Saúde tomou conhecimento dos golpes e emitiu uma nota para reforçar o alerta. No comunicado, a pasta esclareceu que não realiza agendamento para a aplicação da vacina e nem envia códigos para celular.

“Caso receba solicitação de cadastro, não forneça dados e denuncie às autoridades. Para a vacinação, não há cadastro prévio. A pessoa que for ser vacinada pode ser identificada e cadastrada na hora”, ressaltou a pasta da Saúde.

 Fonte: https://tribunaonline.com.br/policia-alerta-para-golpe-da-vacina-contra-a-covid-19