03/07/2020 09h34

OPERAÇÃO SENTINELA RESULTA EM 14 PRISÕES EM SÃO MATEUS

Na manhã da terça-feira (30/06), equipes das Polícias Civil e Militar concluíram a Operação Sentinela, em São Mateus, norte do Estado. Cerca de 80 policiais de diversas unidades das duas instituições participaram do cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão em diversos pontos do município. A ação foi acompanhada, desde o início, pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronal Alexandre Ramalho.

“Nós consideramos que a operação de hoje alcançou um resultado muito positivo. Foi uma operação integrada, na nossa gestão estamos primando muito pela integração das polícias, porque unidos somos muito mais fortes e o resultado se traduz em todo o esforço e dedicação dos nossos policiais civis e militares”, afirmou coronel Ramalho.

A Operação Sentinela foi iniciada nessa quarta-feira (24). Ao todo, 14 pessoas foram presas, incluindo suspeitos com mandado de prisão em aberto e que foram autuados em flagrante. Cinco mandados de busca e apreensão também foram cumpridos, resultando na apreensão de sete armas de fogo e cerca de 400 munições.

Durante cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão, foram recolhidos cerca de R$ 280 mil em dinheiro e R$ 70 mil em cheques, totalizando R$ 350 mil, na residência de um empresário. A suspeita é de que o indivíduo, que foi preso em flagrante, esteja ligado ao tráfico de drogas do município.

“São diversas investigações, principalmente por crimes de homicídios, tráfico e roubos. São investigações separadas e hoje nós organizamos essa operação que culminou nessas prisões”, afirmou o superintendente de Polícia Regional Norte da PCES, delegado Ícaro Ruginski.

O foco da operação foi identificar e prender indivíduos ligados a tráfico de drogas, homicídios e crimes contra o patrimônio. O comandante do 13º Batalhão da PMES, tenente-coronel Mateus Garcia Pereira, afirmou que, dentre os indivíduos com mandado de prisão detidos nesta operação, vários já tinham passagens anteriores por envolvimento neste tipo de crime. Ele acrescentou que os esforços das polícias no combate à criminalidade têm surtido resultados positivos.

“Digo pra vocês que hoje o número de recuperação de veículos é maior do que o número de roubos de veículos acumulado no ano. Nos crimes contra o patrimônio há uma redução da ordem de 10 a 15%, e no que diz respeito aos crimes dolosos contra a vida, estamos empatados com 2019, um ano em que houve uma redução de 40% com relação a 2018”, disse o tenente-coronel.

FONTE: https://pc.es.gov.br/Not%C3%ADcia/operacao-sentinela-resulta-em-14-prisoes-em-sao-mateus