02/01/2024 16h15

Espírito Santo registra queda nos homicídios em 2023

O Espírito Santo celebra um marco significativo na área de segurança pública, encerrando o ano de 2023 com o menor número de homicídios registrado desde 1996. O balanço foi divulgado pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em coletiva realizada nesta terça-feira (02), no Palácio Anchieta, em Vitória.

Essa conquista reflete os esforços conjuntos das forças de segurança em promover um ambiente mais seguro para todos os capixabas. Participaram do anúncio o secretário de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho; o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus; o comandante-geral do CBMES, coronel Alexandre Cerqueira, além de representantes da Polícia Civil.

Os dados divulgados revelam uma redução histórica nos índices de homicídios no estado ao longo do ano de 2023, que registrou 978 homicídios. Este é o menor número de casos registrados em quase três décadas, representando uma conquista notável no combate à violência. Com relação a 2022, o decréscimo é de 2,9%, correspondente a 29 casos a menos.

O menor registro aconteceu em 2019, com 987 casos. A maior redução em termos percentuais foi registrada na região Sul, com uma queda de 15,6% no comparativo com 2022. A Região Metropolitana acumulou queda de 12,6%, com 67 homicídios a menos que o ano passado, e a região Serrana, teve queda de mais de 1,8%. As regiões Norte e Noroeste apresentaram alta de registros na comparação com o ano passado.

A redução expressiva dos homicídios é atribuída à colaboração intensiva entre as diversas forças de segurança do Espírito Santo, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, e demais órgãos envolvidos no combate à criminalidade, que estão integradas ao Programa Estado Presente em Defesa da Vida, com objetivo promover a segurança pública por meio de estratégias de enfrentamento à violência, proteção e defesa social.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, elogiou os resultados da redução da série histórica em homicídios e reiterou o compromisso contínuo do estado com a segurança pública: "Estamos orgulhosos de alcançar este marco histórico, mas sabemos que há muito trabalho pela frente. Continuaremos investindo em iniciativas que promovam a paz e a segurança em nosso estado."

Além dos indicadores de homicídios, o balanço apresentado pela cúpula do Governo registrou a redução nos principais índices de crimes contra o patrimônio no Espírito Santo, que no ano de 2023, comparado ao ano anterior, acumulou queda de 16,9% no roubo a pessoas em via pública, 29% em roubo em estabelecimento comercial, 21,8% no roubo em residência/condomínio, 16,9% de furto em estabelecimento comercial e 13% de furto em residência/condomínio.

Outro importante índice apresentado foi o de aumento nas apreensões de armas de fogo, que ano passado acumulou 4.005 unidades apreendidas. Um importante resultado a ser considerado, pois 79% dos homicídios são praticados com uso de arma de fogo.

Operações integradas, estratégias eficazes e o comprometimento dos agentes de segurança contribuíram para o sucesso alcançado, como destacou o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus. Através dos esforços do Governo do Estado, a Polícia Militar vem implementando medidas significativas para fortalecer a segurança pública, incluindo investimentos em armas modernas, recomposição do efetivo, infraestrutura, viaturas, equipamentos e tecnologias avançadas.

“Esses esforços resultaram em uma presença mais eficaz nas comunidades, dissuadindo atividades criminosas e promovendo um ambiente mais seguro para todos os capixabas”, reforçou o coronel Douglas Caus.

FONTE: PMES

DISQUE-DENÚNCIA 181: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ RESPONSÁVEL E SEGURA NO ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE EM SOLO CAPIXABA!