03/11/2020 15h43

DISQUE-DENÚNCIA LANÇA OFICIALMENTE O PORTAL DE PESSOAS DESAPARECIDAS

No último dia 27 foi oficialmente lançado o Portal de Pessoas Desaparecidas no site do Disque-Denúncia 181 (www.disquedenuncia181.es.gov.br), que é o canal oficial do governo do Estado do Espírito Santo para o registro de informações que possam auxiliar a polícia e localizar pessoas desaparecidas.

O lançamento contou com a presença do Governador Renato Casagrande, do Secretário de Segurança Pública, Cel Ramalho, e outras autoridades ligadas a Segurança Pública. Na ocasião o Gerente do Disque-Denúncia 181, Delegado Paulo Amaral, explicou de forma sucinta como a ferramenta funciona, e sua importância não só para o trabalho investigativo que é realizado pela Delegacia Especializada em Pessoas Desaparecidas (DEPD) e Delegacias do interior do Estado, mas para fins estatísticos e para os próprios familiares do desaparecido, que tanto sofrem pela incerteza do paradeiro de um ente querido.

Através do Portal, o cidadão pode visualizar quem são as pessoas desaparecidas no ES, a data e a cidade em desapareceram, além de outras informações como número do Boletim de Ocorrência (BU). Caso o cidadão tenha informação sobre o paradeiro de algum desaparecido, basta clicar no link – “Você viu esta pessoa?” – e será redirecionado para uma tela em que é possível prestar informações sobre onde encontrar o desaparecido. Ao final do preenchimento, essas informações são enviadas diretamente para a delegacia que apura o caso, acelerando o processo de investigação, localização e acolhimento do desaparecido, e tão logo possível, a sua reintegração à família.

Além do Portal de Pessoas Desaparecidas, o Disque-Denúncia 181 dispõe do telefone 181 e do site www.disquedenuncia181.es.gov.br para registro de denúncias de crimes ocorridos no Estado do Espírito Santo. Também está nas mídias sociais pelos endereços https://www.facebook.com/181ES/ e https://www.instagram.com/181es/. Lembrando que pelas mídias sociais não é possível registrar denúncias.