24/03/2021 15h28 - Atualizado em 24/03/2021 15h33

DHPP DE VILA VELHA DESARTICULA "CONSÓRCIO DO CRIME" EM SANTA RITA

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha concluiu a investigação de um duplo homicídio consumado e dupla tentativa de homicídio, cometidos no dia 16 de setembro de 2020, em Santa Rita, Vila Velha. Nove indivíduos foram indiciados e são réus no processo que tramita na 4ª Vara Criminal, do município. Um adolescente também responde por envolvimento na ação criminosa. A motivação do crime está relacionada ao tráfico de drogas.

“Foi uma operação importante, uma conclusão de inquérito policial muito bem elaborado pela Homicídios de Vila Velha e o que ficou constatado é que esses meliantes se uniram, fizeram um acordo de defesa de território e todos o os outros traficantes que pretendiam invadir as suas áreas, eles estavam unidos para a defesa. Isso, no tráfico de drogas, é comum acontecer. Quero deixar claro que a Polícia Civil atua contra a impunidade e agora, a maior parte deles está presa e vai responder pelos seus crimes”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

O inquérito policial apontou que os crimes têm ligação direta com a disputa de grupos criminosos pelo domínio do tráfico de drogas na Grande Santa Rita, região que compõe um conglomerado de bairros. “Nossas investigações concluíram que lideranças de sete grupos criminosos distintos se uniram, com o objetivo de eliminar rivais que passaram a ameaçar o domínio territorial dessa aliança na região. Para isso, eles promoveram o ataque e mataram os adversários”, explicou o adjunto da DHPP de Vila Velha, delegado Daniel Belchior.

Com cerca de mil páginas, o inquérito concluiu que o ataque de setembro foi uma emboscada. Quatro pessoas estavam dentro de um imóvel, no bairro Santa Rita, quando foram surpreendidas por um grupo armado que cercou a casa e disparou contra os presentes. Um jovem de 18 anos e um adolescente de 17 morreram no local. Outro rapaz de 18 anos e um adolescente de 14 conseguiram sair da casa.

Envolvidos

As investigações identificaram três pessoas como executores do crime, sendo dois maiores e um adolescente de 17 anos. Os dois maiores foram presos no decorrer das investigações. Os alvos do ataque foram identificados como integrantes de outro grupo rival.

Ainda segundo a investigação, os atiradores agiram sob o comando de sete indivíduos, cada um considerado líder de um dos grupos criminosos que compõem um ‘consórcio do crime’, que domina quase toda a área da grande Santa Rita. Desses, cinco estão presos e dois, foragidos.

Todos os envolvidos foram indiciados por duplo homicídio qualificado e dupla tentativa de homicídio qualificada, além de corrupção de menores. O Ministério Público ofereceu denúncia para todos os indiciados, que foi acolhida pela Justiça. O processo tramita na 4ª Vara Criminal de Vila Velha, de competência do Júri. Os que se encontram foragidos têm mandado de prisão em aberto e podem ser presos por qualquer órgão de segurança. Informações sobre o paradeiro deles podem ser passadas por qualquer cidadão de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181.

Fonte: https://pc.es.gov.br/Not%C3%ADcia/dhpp-de-vila-velha-desarticula-consorcio-do-crime-em-santa-rita