Uma denúncia anônima feita ao Disque-Denúncia resultou em uma grande operação da Guarda Municipal de Vila Velha, que culminou na apreensão de drogas, armamento pesado e um veículo com restrição.
Segundo informações repassadas ao serviço de denúncias, um homem estaria utilizando um veículo modelo Chevrolet Cobalt, branco, com película escura e placa de Vila Velha, que estaria em situação irregular. Ainda segundo a denúncia, o suspeito frequentava esporadicamente uma residência na região, utilizando diferentes veículos oriundos de outros estados. O local citado estaria em área com alto índice de tráfico de entorpecentes.
Na manhã da última segunda-feira (29), por volta das 9h30, o veículo suspeito foi identificado pelo sistema de videomonitoramento da cidade. Agentes da Guarda Municipal tentaram realizar a abordagem na região do Centro de Operações da GMVV, mas o condutor não obedeceu à ordem de parada e iniciou uma fuga em alta velocidade.
A perseguição se estendeu por diversos bairros, incluindo Capuaba, Ataíde e Santa Rita, com o condutor desrespeitando sinais de trânsito, colocando em risco pedestres, trabalhadores de obras e motoristas. Durante a fuga, o veículo acessou o estacionamento de um supermercado, momento em que os agentes, visando preservar a segurança pública, efetuaram disparos direcionados aos pneus, conseguindo deter o veículo pouco depois, nas proximidades da Avenida Carlos Lindemberg.
Na abordagem, foram encontrados dinheiro em espécie, pequenas porções de substâncias semelhantes à maconha e cocaína, além de um molho de chaves. Diante de informações prévias do Disque-Denúncia, os agentes seguiram até uma residência em Ponta da Fruta, onde foi constatado que as chaves pertenciam ao imóvel.
Com apoio de outras equipes e por se tratar de uma área de atuação de facções criminosas, a residência foi averiguada. No interior do imóvel, foram encontrados armamentos de grosso calibre, grande quantidade de munições, drogas diversas, materiais utilizados no preparo e distribuição dos entorpecentes, além de vestimentas semelhantes às usadas por forças policiais.
Entre os itens apreendidos estão três fuzis, uma espingarda semiautomática, centenas de munições de diversos calibres, carregadores de alta capacidade, cerca de 5,5 kg de substância análoga ao haxixe, 5 kg de maconha, quase 1 kg de pasta base e itens como balanças de precisão, toucas ninja e camisetas falsas da Polícia Civil.
O condutor do veículo foi encaminhado à 2ª Delegacia Regional de Vila Velha com escoriações leves decorrentes da tentativa de fuga, recusando atendimento médico. A habilitação do mesmo estava vencida e suspensa desde 2022. O veículo foi recolhido ao pátio da cidade.
DISQUE-DENÚNCIA 181: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ RESPONSÁVEL E SEGURA NO ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE EM SOLO CAPIXABA!