
Uma série de denúncias anônimas feitas ao Disque-Denúncia 181 ajudou a orientar uma operação policial que resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, armas e equipamentos utilizados por um grupo criminoso que atua nos bairros José de Anchieta II, Solar de Anchieta e Cantinho do Céu, na Serra.
As informações repassadas ao 181 relataram a atuação de diversos integrantes de uma facção, incluindo responsáveis pela venda de cocaína, maconha e crack, além de olheiros posicionados em pontos estratégicos do bairro. As denúncias também mencionavam a prática de intimidação a moradores, uso de veículos para apoio às atividades ilícitas e armazenamento de entorpecentes em áreas de mata e residências próximas.
Durante patrulhamento na região, policiais observaram movimentação suspeita nas proximidades de um imóvel na Rua Um, no Cantinho do Céu. Ao se aproximarem, perceberam indivíduos fugindo para uma área de mata. O imóvel, que estava com a porta danificada e janelas abertas, apresentava sinais de uso pelo grupo criminoso.
Do lado de dentro, foram encontrados diversos microtubos plásticos, três balanças de precisão e bases de carregamento de radiocomunicadores, indicando intensa atividade de preparação e distribuição de drogas.
A equipe solicitou apoio de um cão policial especializado para buscas na rota de fuga dos suspeitos. Durante varredura na área de mata, foi localizada uma mochila contendo:
286 pinos de cocaína (468 g)
Cocaína pronta para embalo (426 g)
29 comprimidos de ecstasy
5 frascos de loló
1 radiocomunicador e base
1 pistola calibre 9mm
1 metralhadora semi-industrial calibre 9mm, com dois carregadores alongados
37 munições calibre .38 SPL
7 munições calibre .380 ACP
Ainda entre os materiais apreendidos, havia uma sacola utilizada comumente para envio de encomendas, indicando possível uso de serviços de entrega para aquisição de insumos utilizados no preparo dos entorpecentes.
Todo o material foi encaminhado à Delegacia Regional da Serra, onde o caso foi registrado para investigação e responsabilização dos envolvidos.
A operação reforça a importância das denúncias anônimas ao Disque-Denúncia 181, que têm sido fundamentais para o enfrentamento de facções criminosas e para a redução da violência armada na Grande Vitória.
DISQUE-DENÚNCIA 181: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ RESPONSÁVEL E SEGURA NO ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE EM SOLO CAPIXABA!