
Denúncias anônimas recebidas pelas forças de segurança, inclusive por meio do Disque-denúncia 181, resultaram em uma ação integrada de combate ao tráfico de drogas no município de Afonso Cláudio, na terça-feira (06).
As informações indicavam a atuação de um grupo oriundo da Grande Vitória que estaria se deslocando até o município com a finalidade de comercializar entorpecentes e expandir a atuação de uma organização criminosa. Diante das denúncias, equipes da Polícia Civil, em conjunto com o serviço de inteligência da Polícia Militar e com apoio operacional, iniciaram monitoramento em pontos estratégicos da cidade.
Durante a vigilância, foi observada a movimentação típica do tráfico de drogas nas proximidades de uma quadra de esportes e de uma unidade escolar, onde um casal realizava contatos com usuários e se deslocava até um terreno baldio para buscar substâncias ilícitas, retornando em seguida para efetuar as vendas, recebendo dinheiro em espécie.
Ainda durante a operação, um adolescente foi flagrado pichando um muro público com siglas associadas a uma organização criminosa. Ele estava acompanhado de uma mulher, que foi abordada pelas equipes. Com ela, foi encontrada uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. Com o adolescente, também foi localizado um telefone móvel.
Na sequência da ação, foi empregado um cão farejador, que indicou a presença de entorpecentes em um ponto da via pública. Após averiguação, foram apreendidas porções de cocaína, crack, maconha e haxixe.
Diante dos fatos, a mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas, sendo informada de seus direitos constitucionais. Em relação ao adolescente, foram adotadas as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Todo o material apreendido e os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Afonso Cláudio, onde ficaram à disposição da autoridade policial para as providências legais cabíveis.
O Disque-denúncia 181 reforça que a colaboração da população é fundamental no enfrentamento ao tráfico de drogas e à criminalidade organizada. As denúncias podem ser feitas de forma anônima e sigilosa, pelo telefone 181, pelo site ou pelo WhatsApp, garantindo segurança ao denunciante e contribuindo diretamente para a atuação das forças de segurança.
DISQUE-DENÚNCIA 181: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ RESPONSÁVEL E SEGURA NO ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE EM SOLO CAPIXABA!